Páginas

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Fusos Horários

O sentido do movimento de rotação da terra é feito de oeste para leste. Para realizar o movimento de rotação, isto é, para dar uma volta completa em torno da circunferência equatorial, gastam-se em torno de 24 horas. Assim, tem-se : 360°/24h = 15°, fato que significa que cada hora do planeta se acha situada em faixa de 15°. Devido ao movimento de rotação, as horas aumentam para leste e diminuem para oeste. Portanto os fusos horários são linhas imaginárias que dividem o Planeta em 24 faixas iguais, de forma que cada divisão tenha 15º de longitude (que correspondem ao ângulo que a Terra gira em uma hora) de uma faixa a outra, contados a partir de um meridiano inicial e corresponda à uma hora. Tais faixas foram regulamentadas em 1884, numa conferência astronômica nos EUA.
O primeiro fuso horário é estabelecido a partir do meridiano de GREENWICH. Isto é, delimita-se 7° 30’ a leste e a oeste do meridiano de origem e obtém-se o primeiro fuso a partir dele basta ir acrescentando 15° a leste e a oeste, dando um total de 180° (12 horas ) para cada hemisfério.
MANEIRA DE ESTABELECER OS FUSOS HORÁRIOS
No meridiano de 180° tem-se o anti-meridiano de Greenwich, confundido com a linha internacional de mudança de data.
Para determinar a hora:
· Estabelece-se a diferença de longitude entre dois lugares, ou seja, a cidade que se conhece e aquela que se quer conhecer a hora.
· Somam-se as longitudes se forem de hemisférios opostos.
· Subtraem-se as longitudes quando estiverem no mesmo hemisfério.
· O resultado da soma ou subtração deve ser dividido por 15°.
· O resultado da divisão será a diferença horária, que deverá ser subtraída caso o local encontra-se a oeste ou somada se estiver a leste.

Problema demonstrativo:

Numa cidade A situada na porção ocidental a 60° de longitude oeste são 3 horas, qual o horário corresponde para uma cidade B situada a 30° longitude leste?
Cidade A = 60° long. Oeste são 3 horas
Cidade B = 30° long. Leste ____ horas ?
60°+30°= 90°/15° = 6h diferença horária
3h - horário da cidade A
+6h diferença horária entre as cidades A e B
9h - horário da cidade B

FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL

Devido a grande extensão do Brasil no sentido leste- oeste, três fusos cortam o nosso território. Todos atrasados em relação ao meridiano de GREENWICH.


Fuso: 1Hora em relação a Greenwich: -2h Hora em relação a Brasília: +1h O que abrange: As ilhas oceânicas brasileiras

Fuso: 2° Hora em relação a Greenwich: -3h Hora em relação a Brasília: a mesma O que abrange: Amapá, Goiás, Tocantins, Distrito Federal e Pará ; todos os estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Este é o fuso oficial do Brasil.

Fuso: 3° Hora em relação a Greenwich: -4h Hora em relação a Brasília: -1h O que abrange: Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Acre


Atividade de Pesquisa

1. Com adoção do sistema internacional de horas – Sistema de Fusos Horários – os países de grande dimensão longitudinal passaram a contar com vários horários diferentes. Explique.

a) Como era no mundo as horas antes da definição do sistema de fusos de horários.

b) A importância do sistema de horas, em escala mundial.

c) A utilização do sistema de horas para o comércio, transportes e comunicações. Use exemplo de seu cotidiano.

d) O que compreende sobre a definição de fuso de horário.

e) Explique em que consiste a linha internacional da data.

2. Sobre os fusos horários do Brasil .

a) Caracterize o território brasileiro quanto a sua localização geográfica.

b) Justifique a razão de existirem horas diferentes no Brasil.

terça-feira, 23 de março de 2010

Conceitos Básicos de Geografia


A geografia pede um pouco do seu valor como ciência, quando muitas vezes não entendemos conceitos básicos a qual serão de grande importancia para um aprofundamento dessa ciência.
Por isso destacamos alguns conceitos básicos de geografia para uma compreensão do homem no espaço.

Espaço

Conjunto do qual participam tanto elementos naturais como a ação de toda humanidade, ou seja, todas as atividades e as relações sociais e cotidianas.

Outros conceitos de Espaço Geográfico:
“espaço geográfico é a união dos elementos físicos e culturais da paisagem” (Prof. Roberto Lobato)
“espaço geográfico é a natureza socializada, pois, muitos fenômenos apresentados como se fossem naturais, são, de fato, sociais” (Prof. Milton Santos)

Paisagem
A paisagem é definida como tudo que é possível de se ver num lance de vista.

Lugar
Base da reprodução da vida (vivência afetiva) e pode ser analisado pela tríade habitante-identidade-lugar. O “não-lugar” são lugares de passagem, como aeroportos, estradas, supermercados, local de trabalho etc., não existindo uma relação ou mesmo uma identidade com o individuo.

Território
Esta ligado ao poder, dominação e conquista. O território é todo espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder, podendo ser contíguo ou fragmentado, variando de um quarteirão dominado por uma quadrilha de traficantes e/ou até um bloco constituído pelos paises membros da OTAN.

Região
Deve ser compreendida como uma área do espaço vivida que é definida pelo senso comum numa área onde se vivenciam as características próprias de organização social, econômica e cultural. Trata-se de um espaço socialmente criado que se diferencia dos espaços vizinhos pelas suas histórias e conhecimento acumulados.